Modernização é a palavra-chave da aviação, em constante mudança a ANAC resolveu trazer mais dinamismo e práticas novas aos exames no setor de proficiência linguística.
Desde 1 de dezembro de 2022 a ANAC resolveu retomar o nível 6 de proficiência linguística nos quais altera todos os procedimentos de divulgação de resultados. Essa mudança foi analisada e pensada pelo Programa Voo simples que ajuda na modernização do setor aéreo.
Aos pilotos que agendaram os exames este ano, poderão desfrutar das novas alterações. E poderão ver resultados no sistema SACI em até 10 dias. Sendo incluído também um feedback sobre o desempenho pessoal do piloto que será realizado de maneira formal através do e-mail enviado na mesma data em que irá sair o resultado.
O Nível ICAO conta com outra novidade que é o retorno da concessão do nível ICAO 6, Expert, para pilotos. Atualmente, todos os níveis de proficiência concedidos pela ANAC são divididos em cinco grupos, são eles:
1) Pré Elementar;
2) Elementar;
3) Pré Operacional;
4) Nível Operacional;
5) Avançado.
Com a essa nova inclusão do nível 6, a Agência entra no rol da totalidade de certificação das proficiências estabelecidas pela OACI.
A concessão do nível ICAO 6 será realizada mediante convite encaminhado pelas instituições credenciadas aos candidatos que possuam potencial para realização do teste e que obtiveram nível ICAO 5.
A participação não é obrigatória. Porém caso aceite participar, o piloto deverá realizar a prova em até 30 dias corridos contados da realização da primeira prova.
Os resultados serão publicados no SACI em até 30 dias após a realização.
É importante destacar que os pilotos com nível ICAO 6 não precisam revalidar a proficiência linguística, o que significa uma uma redução dos custos para os profissionais.