PILOTO PRIVADO X PILOTO COMERCIAL: ENTENDA A DIFERENÇA!PILOTO PRIVADO X PILOTO COMERCIAL: ENTENDA A DIFERENÇA!

09 de fevereiro de 2021

Toda pessoa que tem o sonho de ser piloto, sonha com o dia em que finalmente poderá pilotar de um destino para o outro, muitos esperam ansiosamente o dia de estar em uma companhia aérea. Mas para alcançar este sonho é preciso seguir algumas etapas e se preparar muito bem, por isso viemos tirar suas dúvidas sobre o que é as habilitações de Piloto Privado e Piloto Comercial, quais as diferenças entre elas e como a Sierra Bravo pode te ajudar nesta carreira!

Vamos lá?

PILOTO PRIVADO
A habilitação de Piloto Privado é o primeiro passo para ingressar na aviação, portanto este inicio o piloto não receberá por seus serviços o que podemos colocar como a primeira diferença entre as habilitações de Privado e Comercial. O curso de Piloto Privado habilita o aluno a pilotar aeronaves de pequeno porte, em condições meteorológicas favoráveis, sob regras de voo visual (Visual Flight Rules – V.F.R.) sem fins comerciais.

Ainda neste curso o aluno realizará suas primeiras horas de voo. Será ministrado uma aula chamada ground school onde o aluno aprenderá tudo sobre o avião, como capacidade de combustível, velocidades e pesos operacionais. Nos primeiros voos o aluno aprenderá a manobrabilidade da aeronave, decolar, pousar e até situações de emergência. Nestes voos o aluno será acompanhado pelo instrutor de voo até estar apto a realizar seu primeiro voo solo, que é uma exigência da ANAC, após, seguirá para fase de aperfeiçoamento e por último realizará as navegações, que consistem em voos de uma cidade para outra, que chamamos de voo em rota. Após as conclusões de todas essas fases o aluno realizará o último voo com um examinador credenciado para que seja avaliada sua proficiência e assim obter sua primeira licença como piloto.

É importante lembrar que com essa habilitação o aluno pode realizar voos em aeronaves monomotoras em condições visuais, em sua própria aeronave, de terceiros e(ou) por hobby, não sendo permitida atividades remuneradas como piloto.

PILOTO COMERCIAL
Após a conclusão do curso de Piloto Privado chegou a tão esperada hora de se especializar profissionalmente com o curso de Piloto Comercial, é neste curso que o aluno aprenderá todas as regras e manobras necessárias para se tornar um profissional. Nesta segunda fase do aprendizado, as matérias da aviação são lecionadas com abordagem mais aprofundada, visando um conhecimento mais completo e abrangente da navegação aérea e voos em condições meteorológicas adversas sob regras de voo por instrumentos (IFR). E estará apto a realizar a prova de CCT (Certificado de conhecimento teórico de Piloto Comercial).

Nós ainda agregamos aos alunos uma rotina e uma série de padrões que o mercado de trabalho exige de seus profissionais. Após finalizar o curso Teórico de Piloto Comercial IFR o aluno deve apresentar sua aprovação da banca examinadora da ANAC, e o próximo passo é iniciar os voos para a aquisição da licença de piloto comercial. Paralelamente, o aluno pode fazer os cursos de multimotor (MLTE) e voo por instrumentos (IFR). Este último o torna apto a voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo.

Com esta licença você poderá conquistar seu primeiro emprego. Pilotar aviões monomotores em condições visuais (VFR) e de voo por instrumentos (IFR), para voar sob condições adversas, após formado. E se o aluno inseriu em sua formação a habilitação de Multi-motores, está o dará mais oportunidades em empresas onde se operam aeronaves de classificação multi-motoras.

Então já ficou bem claro as diferenças não é mesmo? Caso tenha mais alguma dúvida entre em contato com a Escola de Aviação Sierra Bravo: https://www.sierrabravo.com.br/