Qualquer um que já tenha passado pela classe econômica sabe o quanto viagens longas podem ser desconfortáveis nas apertadas poltronas da cabine. Mas uma empresa parece querer reviver os tempos áureos da aviação. A Hybrid Air Vehicles divulgou recentemente as imagens do interior da maior aeronave do mundo, o Airlander 10. Não é apenas a decoração luxuosa que chama a atenção. O veículo é um híbrido de avião, dirigível e helicóptero.
A aeronave, que deve custar 25 milhões de libras (R$ 1,1 milhão) para ser construída, tem 92 metros de comprimento, 18 metros a mais do que o maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380.
Segundo o Business Insider, a Hybrid Air Vehicles pretende levar passageiros em uma excursão de três dias no Airlander 10. A aeronave tem suítes, bar e áreas de convivência com piso de vidro, para que as pessoas possam observar a vista, a 5 mil metros de altitude, durante o passeio.
Apesar do conforto, o Airlander 10 não deve competir com os aviões como meio de transporte ágil: a velocidade da aeronave é de até 146 quilômetros por hora. “As viagens aéreas se tornaram uma questão de ir do ponto A ao ponto B o mais rápido possível. O que estamos oferecendo é uma forma de tornar o trajeto agradável”, afirma Stephen McGlennan, CEO da Hybrid Air Vehicles.
No entanto, os testes por enquanto não foram muito agradáveis. Em 2016, a aeronave gigante bateu em um poste e caiu. Em 2017, outro acidente fez a aeronave cair, após alguns testes bem-sucedidos. Até hoje, seis testes foram concluídos com sucesso. No entanto, ainda são necessárias 200 horas sem incidentes no ar antes que a empresa possa voar comercialmente.