COMO SE TORNAR PILOTO DE AVIÃO?COMO SE TORNAR PILOTO DE AVIÃO?

13 de agosto de 2020

Realizar a formação de piloto de avião é mais fácil do que se imagina. Nesta página, vamos explicar detalhadamente o passo a passo para formação e responder as perguntas mais frequentes

1º passo – Obter um Código Anac (Canac)

Esse número, composto por seis algarismos, será o código que o piloto usará ao longo de toda a sua carreira, e é necessário para realizar os passos seguintes da formação.
Você pode executar o procedimento de cadastro diretamente no site da Anac, seguindo os passos abaixo.

Acesse a página da ANAC na internet (www.anac.gov.br). No meio da página principal, na coluna da esquerda, clique em Serviços Online e, em seguida, em Solicitar emissão de licenças e habilitações.

Será mostrada a página do Sistema Integrado de Informação da Aviação Civil (SINTAC), na qual você deverá clicar na opção Solicitar Código ANAC.

Em seguida, será apresentada a tela abaixo, onde deverão ser informados seus dados pessoais e endereço completo. Ao clicar na opção avançar, seu código ANAC será gerado.

Clique na opção OK da mensagem, conforme demonstrado na tela abaixo.

Em seguida, será mostrada a tela já com a de¬finição de seu Código ANAC (CANAC), no canto superior esquerdo (em vermelho).

2º passo – Obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA)

Com o Canac, o candidato pode agendar a realização do Certificado Médico Aeronáutico (CMA). Este é um atestado médico, que determina que o piloto tem condições físicas e psicológicas para exercer a pilotagem. O CMA é obrigatório para iniciar quaisquer etapas da formação.

O exame é realizado por clínicas credenciadas pela Anac. O candidato precisa apresentar uma série de exames ao médico, que fará uma avaliação e concederá o Certificado. Algumas clínicas credenciadas contam com um corpo de médicos que realiza grande parte dos exames exigidos. Existem dois tipos de CMA que o piloto pode ter: o de 2ª classe, com validade de cinco anos, exigido para a licença de Piloto Privado; e o de 1ª classe, com validade de um ano, obrigatório para iniciar as horas de voo do curso de Piloto Comercial (PC).

A Anac apresenta em seu site a lista atualizada de clínicas e médicos credenciados. Clique aqui e consulte.

Uma legislação da agência orienta sobre todos os requisitos para concessão do CMA. É o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 67, clique aqui para abrir o arquivo.

No passado, o CMA era um documento impresso conhecido como CCF (Certificado de Capacidade Física).

3º passo – Curso teórico de PPA

O próximo passo é iniciar os estudos teóricos. Recomendamos que o aluno só se matricule no curso teórico após ter realizado o CMA, quando terá certeza de que não haverá nenhuma restrição à atividade.

O curso de Piloto Privado é o primeiro passo para quem almeja ingressar na aviação. Nesta etapa preparamos o aluno para prestar a prova de certificação de conhecimentos teóricos expedida pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.

O curso teórico de Piloto Privado tem duração média de cinco meses, dependendo do calendário de aulas da escola.
As matérias ministradas ao longo das aulas são: regulamentos de tráfego aéreo, navegação, meteorologia, conhecimentos técnicos e teoria de voo. Uma legislação da agência orienta sobre todos os requisitos para licenças de pilotos. É o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 61.

4º passo – Realizar a prova teórica da Anac

Após os estudos das cinco matérias do PPA, o aluno pode fazer a prova teórica da Anac, que é composta por 20 questões de cada um dos cinco temas, totalizando 100 questões.

A prova é realizada presencialmente numa sede da Anac, em um computador que gera as questões de forma aleatória. O resultado é informado imediatamente após o encerramento da prova. Para ser aprovado, é necessário acertar ao menos 14 questões de cada matéria. Se reprovar em até duas matérias, o candidato poderá realizar exames de segunda época dos temas no qual reprovou. Caso reprove em mais de duas matérias, terá de realizar a prova completa novamente.

5º passo – Iniciar o curso prático de PPA (horas de voo)

O curso prático no avião, composto pelas horas de voo de treinamento, pode ser iniciado a qualquer momento depois que o candidato já tiver o CMA. Isso quer dizer que o aluno não precisa necessariamente ter iniciado ou realizado o curso teórico ou a prova da Anac para começar a voar.

Mas vale ressaltar que caso comece o treinamento sem ter feito a prova teórica de PPA da Anac, poderá voar apenas 18h. A continuidade dependerá da aprovação no teste. Qualquer hora que voar a mais sem a aprovação teórica na Anac, automaticamente aumentará o mínimo total necessário.

A primeira etapa da fase prática é composta por um breve curso teórico sobre a aeronave usada no treinamento. No caso da Sierra Bravo, o Cessna 152. Este curso, chamado oficialmente de treinamento de solo e popularmente de ground school, tem duração de 2 horas. Nele, os conhecimentos gerais aprendidos durante o ensino teórico são aplicados às especificidades da aeronave. Seu conteúdo se baseia no manual do piloto publicado pela fabricante do avião.

Para o treinamento prático de PPA, o aluno fará, no mínimo, 40h de voo. Se após essas horas atingir a proficiência aceitável prevista no curso, será liberado para o exame de proficiência (conhecido popularmente como voo de check).

Caso contrário, precisará voar o necessário para alcançar a habilidade prevista. As horas de voo seguem um programa de treinamento da Sierra Bravo aprovado pela Anac, e as manobras treinadas são padronizadas por um manual da escola. O aluno receberá esses materiais.

Durante o treinamento, há alguns requisitos de voos a serem cumpridos, como navegações (nas quais o aluno voa de um ponto A para um ponto B) e voos no período noturno. O voo de check é realizado por um examinador da própria escola credenciado pela Anac, que avaliará o desempenho do aluno em conhecimentos teóricos, navegação e nas manobras aprendidas ao longo do curso. O curso de piloto privado habilita o aluno a pilotar aeronaves de pequeno porte, em condições meteorológicas favoráveis, sob regras de voo visual (Visual Flight Rules – V.F.R.) sem fins comerciais. Caso haja interesse em buscar a profissionalização, o aluno deverá posteriormente realizar o curso de piloto comercial.

6º passo – Curso teórico e prova da Anac de PCA

Os alunos com intenção de exercer carreira profissional têm como próximo passo a realização do curso teórico de Piloto Comercial de Avião e, quando finalizado, a prova da Anac. A Sierra Bravo oferece o curso teórico de PCA.
As matérias abordadas durante as aulas são praticamente as mesmas do Piloto Privado. A diferença fica por conta da navegação, que terá uma abordagem mais específica, necessitando de alguns cálculos e plotagem de trajetórias em cartas aeronáuticas, em teoria de voo será ministrado teorias de alta performance e em conhecimentos técnicos, os motores a reação.

7º passo – Curso prático de PCA

Para esse treinamento, é exigido um total mínimo de 110h de voo. O limite de horas voadas sem a prova teórica da Anac, são 80 horas.

Durante o PCA, assim como no PPA, realiza-se voos noturnos e voos de navegação. A novidade são os voos por instrumento (IFR), num total aproximado de 23h, no programa onde a formação é Mono-motor (MNTE) IFR, o aluno poderá optar na inserção de outras habilitações juntamente ao curso, que é o caso da habilitação de Multi-motores (MLTE) onde aprenderá a pilotar aeronaves bimotoras (multi-motoras). As regras de voo IFR o torna apto a voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo.

Com esta licença você poderá conquistar seu primeiro emprego. Pilotar aviões monomotores em condições visuais (VFR) e de voo por instrumentos (IFR), para voar sob condições adversas, após formado. E se o aluno inseriu em sua formação a habilitação de Multi-motores, esta o dará mais oportunidades em empresas onde se operam aeronaves de classificação multi-motoras.

Se o aluno não optou por fazer o curso de multi-motores juntamente com o Piloto Comercial, o mesmo tem a chance de faze-lo separadamente, mas deverá expressar na hora de sua matrícula com a secretaria acadêmica que automaticamente fará o ajuste de cronograma previsto para a modalidade que for escolhida. E poderá realizar treinamento para Instrutor de Voo (INVA) ou ainda pilotar aviões pequenos, acumulando experiência para prosseguir na sua carreira.