Qualquer acidente que ocorre a primeira pergunta da companhia aérea, da mídia e dos espectadores é: “onde está a caixa preta”? Esse importante item pode esclarecer muitos fatos sobre o acidente, mas antes de tudo é preciso deixar bem claro que a caixa preta não é bem preta para sermos totalmente honestos e sim laranja ou outra cor chamativa que foi escolhida justamente para facilitar as buscas.
Muitos afirmam que antigamente a caixa preta realmente era preta e esse nome tem duas possíveis explicações, a primeira como já mencionamos é que no início era realmente preta e a outra explicação é porque na Segunda Guerra Mundial os novos equipamentos eletrônicos eram chamados de Black Boxes, se você pensa que isso é tudo se prepare pois esse artigo está cheio de curiosidades sobre esse item misterioso.
Poucas pessoas sabem, mas a caixa preta é constituída de dois itens importantes de gravação: o primeiro é a gravação de áudio que é chamado de cockpit voice recorder (CVR) que capta todos os sons do piloto, copiloto e na parte de cima da cabine para pegar sons do ambiente como um todo. E o segundo item registra os dados do avião durante o voo, chamado flight data recorder (FDR).
Há quem se considera duro na queda, mas nada pode superar a caixa preta, ele é composto de uma liga ultra-resistente de titânio e aço, além de conter algo bem semelhante a uma esponja que o protege do calor e também seu peso é de aproximadamente 4,5 quilos podendo suportar o impacto de 3 mil vezes esse peso, sua resistência é de 1 hora em temperaturas de 1 100ºC e por 10 horas a 260ºC.
Você sabia que a caixa preta está localizada na cauda do avião? Isso porque durante uma queda ela é a última a sofrer o impacto, interessante não é mesmo?
Ainda com um excelente funcionamento, ela pode ajudar a salvar muitas pessoas em caso de acidentes na água, pois existe um sinalizador do lado de fora que é disparado um alarme de som que pode ser ouvido até 4 mil metros de distância e este alarme é acionado pela própria água.
Muitos duvidam da capacidade deste item, mas ele é fundamental para esclarecer diversos pontos de interrogação que ficam quando acontece um acidente, agora que você já sabe mais sobre este item que tal compartilhar essa informação com todos.