UPSET RECOVERY

Estudos mais recentes feitos pela ICAO, FAA e EASA, revelaram que grande parte dos acidentes aeronáuticos é causada pela entrada da aeronave em uma atitude não convencional, levando à desorientação espacial e, posteriormente, à perda de controle em voo.

Este curso internacionalmente identificado pela sigla UPRT-Upset Prevention and Recovery Training, usa os conhecimentos adquiridos e difundidos na acrobacia aérea para elevar substancialmente a capacidade e habilidade dos pilotos. Saber prevenir e sair de um parafuso, recuperar de uma atitude adversa, entender as características do estol em curva e, ainda, julgar melhor seus limites.

O treinamento de recuperação de Upset Recovery, estol avançado, entrada e saída de parafusos melhora muito a habilidade dos pilotos e ajuda a evitar acidentes. A FAA (órgão equivalente a ANAC nos EUA) divulgou, em 14 de abril de 2015, a circular AC120-111 que exige esse curso para os instrutores de voo e pilotos de linha aérea nos EUA. O treinamento envolve o reconhecimento de situações do estol, além da prevenção e a recuperação de parafusos. O curso não é obrigatório no Brasil, mas a Sierra Bravo recomenda para todos os seus alunos.

 

EXPERIÊNCIA

Destinado a pilotos em geral, com ou sem experiência. O propósito deste curso é “dar confiança” ao piloto para que, uma vez que ele se encontre em uma “situação anormal” – excessivamente cabrado, picado, voando de dorso, estolado, em parafuso, etc. -, haja condições para recuperação e retomada em segurança do voo controlado.

ESTARÁ APTO

Você voará mais confiante, seguro e suave nos comandos, conhecendo melhor seus limites e os da aeronave.

 

PRÉ-REQUISITOS
– CMA (primeira ou segunda classe);
– PPA.
MATÉRIAS
– Desorientação Espacial;
– Chandelle;
– Oito Preguiçoso;
– Curvas de Grande (força G);
– Cruzamento de comandos em baixa velocidade;
– Pizza (segmentação dos oitavos de um looping para identificar e sair da situação);
– Estóis (na reta, em curva, com/sem motor, configurado para pouso);
– Parafuso normal (01 volta);
– Recuperação de Atitudes Anormais;
*Caso o aluno queira, para finalizar, acompanhar o instrutor em looping e touneau.

TREINAMENTO PRÁTICO

– 03:00 horas totais, em 3 voos de 1 hora cada. Não é necessária a formação de turmas para dar início.

AERONAVE UTILIZADA

– Cessna 152 Aerobat. Uma das melhores e mais seguras aeronaves do mundo para o treinamento de acrobacias. Aeronave certificada na categoria acrobática.

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